Se há alguém que sabe da vida complicada, esse alguém é o aluno de uma universidade
Era uma segunda feira de manhã, depois do intervalo entre aulas na PUC Campinas. Três alunas desceram da praça de alimentação, decididas a começar o projeto de jornalismo literário no laboratório do H3. Com três cartolinas, escritas com canetinha colorida, como num projeto de ensino fundamental, três frases distintas foram escritas e muita gente quis desabafar o caos que a vida se encontrava.
Atualmente, o planeta possui mais de sete bilhões de seres humanos confusos e complexos, que possuem uma história tão complexa quanto elas mesmas, e, por sorte, uma dessas pessoas, se deu ao luxo de permitir que a história dela se iniciasse com essa afirmação.
As histórias das pessoas dependem de muitos adendos, a religião, o passado, seus planos, suas escolhas e, por mais que isso pareça comum, todos esses adicionais, tornam a pessoa muito mais complexa do que o outro possa enxergar. O que é visto por fora, não representa tudo que se passa com ela, nem sempre um “tudo bem” representa a real história por trás do sorriso que ela carrega no rosto.
Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, de 2016, revelou que o cérebro tem pelo menos 16 tipos de neurônios diferentes. A descoberta revolucionou o estudo do cérebro, mas mostra que a estrutura é ainda mais complexa do que já se imaginavam. Tirando, que, ao todo o cérebro já possui 86 bilhões de neurônios, tudo para processar qualquer informação que se tem ao longo do dia.
Se um mero órgão já é tão complexo assim, imagina as pessoas ao redor dele e as histórias ao redor de todo o resto. Nada é tão simples quanto se parece. As histórias das pessoas são tão complexas quanto elas, e quem disse isso está correto. Não se pode afirmar que elas mesmas sabem das suas histórias, pois as mesmas não sabem como elas se sentem.
No momento que este texto era escrito, cerca de 152 mil pessoas morreram, não se pode afirmar com certeza, mas a maior parte delas não saberia por onde começar a contar a sua história e os que ficaram para trás não saberiam explicar a história do que se foi. Os humanos são complexos, assim como suas vidas e tudo que os rodeiam. Assim como a criação do universo, nada tem uma verdade absoluta e nada é fácil de se explicar.
(Texto: Ricaella Inocente | Arte: Beatriz Lopes)
Publicado originalmente em: Conte-me suas histórias
Comments