Levantamento realizado pelo G1:
4.473 casos de homicídios dolosos de mulheres em 2017
946 são feminicídios
Em média, 12 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil
Levantamento realizado pelo IBGE:
As mulheres brasileiras estudam mais que os homens e trabalham mais horas nos afazeres domésticos, mas ainda recebem salários menores e têm menos cargos de poder.
No ensino médio, a taxa de freqüência é dez pontos percentuais mais altas entre mulheres do que entre homens. No ensino superior, a proporção também é maior, sendo 23,5% entre as brancas e 10,4% entre as negras.
A média salarial dos homens é de 2.306 reais, enquanto a das mulheres é de 1.764 reais. Eles ocupam 62,2% dos cargos gerenciais nas empresas e elas apenas 37,8%.
Apenas 10,5% dos deputados da Câmara são mulheres. Elas eram cerca de 50,6% da população brasileira no momento da pesquisa, segundo IBGE.
Dia internacional das mulheres
Comemorar uma data como esta, em um país como o nosso não é lá a melhor das festividades. Como vimos acima, os dados no Brasil em relação ao sexo feminino são decepcionantes. Cada dia que passa, as mulheres devem se preparar para enfrentar a selva que é a sociedade, pois, apesar das conquistas que realizamos ao longo dos anos, ainda sofremos pelo fato de quererem cuidar das nossas vidas e de sermos vistas como objetos, propriedades privadas.
Lutamos há anos para conquistar nossas liberdades e por mais um ano devemos ver nossas iguais morrendo ou sendo rebaixadas perante uma sociedade que ainda é de maioria patriarcal.
Mulheres, por mais um ano, vamos agradecer por continuarmos lutando para mudar o senso social, mostrar que não somos apenas bibelôs e objetos. Somos livres, independentes, poderosas e decididas.
Feliz Dia Internacional da Mulher!
(Texto: Ricaella Inocente | Imagem: Unsplash)
Comments