Como a sociedade ainda não deu um jeito na pandemia na Terra plana, mandamos robôs para colonizar Marte, uma saída justa
A semana chega ao fim mais uma vez e isso quer dizer que hoje teremos mais um resuminho dos últimos dias para falar mal da sociedade. Brincadeiras a parte, o blog sempre traz um levantamento preciso do que você precisa saber.
Por isso, vamos saber mais sobre o coronavírus, guerras frias e viagens a Marte. Confira!
Coronavírus
O Resumo da Semana vai começar hoje falando sobre a pandemia. Os fiéis leitores sentem falta da priorização desse assunto aqui no blog (sarcasmo), então vou atualizar logo no primeiro tópico.
De acordo com os dados mais recentes, divulgados pelo consórcio da imprensa, o Brasil conta com 2.614.662 infectados e 91.416 mortes pelo novo coronavírus. O país vem registrando na última semana uma média de 1.024 mortes por dia.
Ao redor do mundo, o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), com dados do dia 29 de julho, apontam que o mundo conta mais mais de 16.558.289 pacientes infectados e 656.093 óbitos pelo novo coronavírus.
Dito isso, vamos para os próximos fatos!
A eficiência da pandemia
Com os números apresentados no tópico anterior e com a falta de noção da população, é sempre bom lembrar que a pandemia ainda não terminou.
Por isso, vamos falar sobre o avanço das vacinas contra o Covid-19, que apresentaram um bom desempenho nas últimas semanas e podem ser aprovadas antes do que esperado.
Segundo os cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em declaração na sexta-feira do dia 24, as vacinas poderão ser aprovadas se os resultados indicarem segurança na imunização. O processo de aprovação, que normalmente leva anos, será revertido para seis meses, caso os testes apresentem informações suficientes para emitir os registros.
De acordo com a organização, existem 166 vacinas em testes com potencial para o tratamento do coronavírus. 24 delas são testadas em humanos e alguma estão entrando num estágio avançado, indo para a apresentação de dados para aprovação.
Entre as mais avançadas estão a de Oxford, que é testada no Brasil, e a da empresa chinesa CanSino, que demonstraram resposta imune ao vírus e sinais que é seguro aplicar nos pacientes. Alguns porta-vozes, assim como o governador de São Paulo, João Doria, afirmam que se os resultados continuarem positivos, as vacinas vão estar disponíveis em janeiro.
É bom enfatizar que essa é a única forma de acabar com a pandemia e que retomar as atividades antes da vacina ser liberada, só faz com que a sociedade acumule mais corpos.
Fonte: G1
E o Bolsonaro?
Bem, no dia 25 de julho Jair anunciou nas suas redes sociais que estava “curado” do coronavírus. Após quase 20 dias em “isolamento” no Palácio, sob tratamento da hidroxicloroquina, ele anunciou no seu Twitter que o resultado do novo teste deu negativo.
O presidente apresentou o primeiro positivo no dia 07 de julho e até o final da semana passada, Bolsonaro seguia infectado e tomando um remédio sem procedência para o tratamento do vírus.
Mas, assim como seu governo, Jair fez o isolamento da forma que lhe convém, o que quer dizer que ele furou o isolamento, passeou com emas no jardim do Alvorada e chegou a conversar com apoiadores “à distância”.
Quer dizer, as recomendações de isolamento para o tratamento não influenciaram em nada e a lista de pessoas que podem ter se prejudicado com essas atitudes do presidente segue aumentando.
Exemplo disso é a confirmação do teste da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que testou positivo para o Covid-19. De acordo com o informe do Palácio, Michelle está bem e não estão apresentando nenhum dos sintomas do coronavírus.
Procedência da cloroquina
Apesar dos diversos estudos e declarações científicas enfatizando a falta de eficácia da hidroxicloroquina, Bolsonaro não exitou em nenhum momento na hora de fazer a sua campanha de blogueiro para as redes sociais.
Outro estudo realizado por pesquisadores brasileiros, e divulgado no dia 23 de julho, mostrou que a utilização do medicamento no tratamento de pessoas em estágio inicial ou leve não tem eficácia alguma e também não contribui para a melhora do quadro de saúde.
O estudo foi realizado em conjunto com alguns dos maiores hospitais do país, reunindo 665 pessoas de 55 hospitais do país. Além de não apresentar nenhuma melhoria, os pacientes que utilizaram a hidroxicloroquina apresentaram alteração nos exames de eletrocardiograma, o que representa risco de arritmia, e aumento na lesão hepática.
Quer dizer, além de não ser eficaz, o remédio pode deixar o quadro do paciente ainda pior.
Tribunal de Haia
Para melhorar a situação, no começo dessa semana Jair foi denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio no Tribunal Penal Internacional, também conhecido como Tribunal de Haia.
A denúncia foi realizada a partir de um conjunto de mais de 50 entidade e sindicatos brasileiros, encabeçados pela Rede Sindical Brasileira UNISaúde, em respostas às atitudes de Bolsonaro diante da pandemia.
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro é denunciado no Tribunal de Haia. Jair já foi pauta no tribunal devido a sua posição contra os povos indígenas. A acusação era de risco de genocídio, devido às atitudes que o digníssimo tem em relação a vida e a segurança desses povos.
Uma luz em meio a escuridão
Não só de notícias ruins e caos político é feito o Resumo da Semana.
Na terça-feira da outra semana, 21 de julho, foi votado na Câmara dos Deputados a nova proposta de emenda constitucional, as nossas tão conhecidas PEC, para a renovação do Fundeb, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.
O Fundeb é o fundo de investimento responsável por alimentar a educação pública do Brasil que, como muitos já sabem, não recebe o melhor apoio do mundo. Mas, com as mudanças do novo Fundeb, é possível vislumbrar uma melhora para a educação brasileira.
No novo plano, as escolas de cidades mais carente vão receber uma parcela maior para investimento e o governo federal alimentará uma fatia maior do fundo, diferente do que acontece agora, quando 90% do dinheiro vem de impostos estaduais.
O novo fundo é para ir até 2026, mas ainda precisa ser aprovado pelo Senado com a maioria dos votos, como foi feito na Câmara dos Deputados. A segunda votação deve ocorrer até a primeira semana de agosto e vamos torcer para que os senadores tenham bom senso para aprovar o Fundeb.
Apesar de ter muito o que se falar sobre esse tópico, o por Rica Inocente vai preparar uma publicação especial só para falar sobre o Fundeb e a saúde das escolas públicas do Brasil. Acompanhe as próximas publicações!
Fonte: G1 | Todos Pela Educação
Mas não é para tanto …
No mesmo dia que a PEC para o novo Fundeb foi aprovado pela Câmara dos Deputados, 21 de julho, Paulo Guedes, o Posto Ipiranga, também conhecido como ministro da Economia do Brasil, entregou a primeira parte da sua proposta de reforma tributária no Congresso Nacional.
A proposta que foi entregue ainda é só a primeira parte, que se trata da unificação do PIS e Cofins. O PIS, Programa Integração Social, e o Cofins, Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, são os dois principais tributos federais cobrados em cima do consumo
Um dos objetivos da primeira parte da reforma tributária apresentada é simplificar o recolhimento dos impostos. De acordo com a assessora especial do Ministério da Economia, Vanessa Canado, em entrevista à Rádio Jovem Pan, a pasta não quer reduzir a carga de impostos, mas sim simplificar os pagamentos dos tributos e reduzir a informalidade na economia brasileira.
Por enquanto é isso que sabemos sobre a reforma tributária, que deve ter as próximas etapas reveladas nas próximas semanas. Mas, o por Rica Inocente também vai preparar um especial sobre a Reforma tributária, então fique de olho nas atualizações do blog!
Será o fim dos grandes eventos?
A pandemia alterou a rotina de muitos e aparentemente vai alterar as futuras festividades. Pelo visto as festas de réveillon e o carnaval estão implicados pelo novo coronavírus e estão sendo adiados, até segunda ordem.
A Prefeitura de São Paulo anunciou na última semana que vai adiar o carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba de 2021. Rio de Janeiro também anunciou que vai adiar suas festividades, assim como outros estados estão estudando a possibilidade de cancelamento de eventos com conglomeração.
Para quem não sabe ou nunca foi, o carnaval de rua de São Paulo é um dos maiores do país. Neste ano a cidade bateu o recorde de público e de blocos nos dias de comemoração. Foram mais de 15 milhões de foliões em mais de 600 blocos espalhados pela cidade.
Agora imagina 15 milhões de pessoas, infectadas ou não, assintomáticas, transferindo vírus uma para as outras. Não terá sistema de saúde que poderá arcar com esse surto.
Assim como a Tomorrowland deste ano, os festeiros terão que preparar a sala de casa para comemorar os próximos eventos.
Fonte: G1
Campinas reabre comércio
Dia dos pais se aproxima e adivinha, Campinas reabriu o comércio!
A estratégia tem dado certo nos últimos três meses. Abriu antes do Dia das Mães, abriu para o Dia dos Namorados e no Dia dos Pais repetiu a dose. O afrouxamento da quarentena foi anunciado na sexta-feira, 24 de julho, e começou a valer nesta segunda-feira.
E, sem mudar um único pingo no I, a cidade registrou uma grande movimentação de pessoas na rua 13 de maio, no Centro de Campinas. A cidade impôs algumas “barreiras” para diminuir o fluxo, mas isso não foi o suficiente.
Reportagens da EPTV mostraram as pessoas caminhando no corredor e também as filas que se formaram fora das lojas. Além disso, a população também não aprendeu como utilizar as máscaras, sendo que muitas pessoas foram vistas utilizando-as nos queixos.
Impressionantemente, logo após a reabertura do comércio na cidade, a cidade registrou 25 óbitos pelo novo coronavírus. De acordo com os últimos dados, Campinas registrava 17.805 infectados e 701 mortos.
As última aberturas realizadas pela prefeitura, e autorizadas pelo governo do estado, elevaram os casos registrados na cidade, assim como forçou o sistema de saúde a chegar no seu limite.
A falta de competência dos responsáveis fez com que Campinas falhasse no avanço das fases de reabertura do comércio, propostas pelo governador João Doria, e ganhasse um número exponencial de casos e mortes para serem lidados.
Mas, aparentemente, a lição não foi aprendida com sucesso e a prefeitura decidiu por retomar esse caminho em direção ao abismo. Com o passar do Dia dos Pais, podemos sentar e calcular nossas baixas mais uma vez.
2ª guerra fria da história
Como se a situação mundial já não estivesse boa o suficiente, os EUA e a China decidiram entrar numa espécie de Guerra Fria devido as suas diferenças, disputas econômicas e políticas que vem acontecendo desde que Trump assumiu o governo.
A briga intercontinental envolve fechamento de consulados, proibição do Tik Tok, corridas espaciais e muitas outras complicações.
Não pode se dizer que tudo começou recentemente, a disputa já vem desde os primeiros meses de governo do Trump, quando o presidente norte-americano aumentou as tarifas sobre os produtos importados da China, para fomentar a produção interna e, como retaliação, a China fez o mesmo com os produtos americanos.
Dito isso, as tensões já não eram as mais amigáveis, quando no dia 21 de julho o Departamento de Justiça norte-americano acusou a China de invadir o sistema de informação americano e roubar dados sobre as vacinas do Covid-19.
Os acusados seriam do Ministério da Segurança de Estado da China e Trump segue culpando o país pela existência do vírus, apelidando o coronavírus de “vírus chinês”. Em retaliação a essa suposta invasão, no dia 22, o governo americano determinou o fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas.
O Departamento de Estado afirmou que a medida era para proteger as informações privadas dos americanos e a China reagiu, fechando o consulado norte-americano em Chengdu, no dia 24 de julho.
Na última semana a China, os EUA e outros países também se lançaram, literalmente, em uma corrida espacial em direção a Marte. Aproveitando a proximidade do planeta a Terra, os chineses, americanos e os árabes estão lançando suas próprias sondas para alcançar o planeta vermelho.
Outra disputa, sutil, mas ameaçadora, é a intenção de banir aplicativos de redes sociais chinesas do território norte-americano. O Tik Tok, da chinesa ByteDance, é um dos apps que pretendem ser cancelados do consumo americano. Segundo o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, as pessoas só devem utilizar esses aplicativos se quiserem as “informações pessoais nas mãos do Partido Comunista Chinês”.
A empresa responsável pela rede social já afirmou que os dados colecionados por eles não ficam localizados pela China, sendo assim, não estão submetidas às leis do país. Mas essa afirmação não contribui em nada e a utilização de dados dos cidadãos para espionagem é outra das disputas entre os países.
O EUA e a China disputam pela hegemonia da distribuição do 5G, tecnologia de comunicação que irá permitir uma conexão mais rápida. Mas, a ferramenta conta com centros de informação com dados específicos que ficam armazenados, e os americanos alegam que os chineses vão utilizar esses dados para sabotar o governo.
E esses são apenas alguns dos conflitos que se estenderam nos últimos anos, desde que Donald Trump assumiu a Casa Branca e adotou uma posição mais agressiva em relação aos chineses. O G1 divulgou uma retrospectiva com todos os casos de tensões entre os dois países.
Fonte: G1
“É que o de cima sobe e o de baixo desce”
A verdade é que nem todos estão no mesmo barco. Por exemplo, no Brasil, se você não é rico milionário, você está num bote salva vidas furado e superlotado, prestes a afundar.
Por exemplo, durante a pandemia do novo coronavírus, o patrimônio dos bilionários brasileiros teve um aumento de US$ 34 bilhões e o mesmo aconteceu em outros países da América Latina e no Caribe.
De acordo com o levantamento da Ofxam, divulgado no começo desta semana, o grupo dos 42 super ricos no Brasil, tiveram um reajuste das suas fortunas, aumentando de US$ 123,1 bilhões para US$ 157,1 bilhões.
E não foi só isso, o mesmo relatório apontou que de março a julho, entre os picos da pandemia, surgiram oito novos bilionários na América Latina e no Caribe e houve um aumento de 17% na fortuna dos super ricos desta região.
De acordo com o professor Henrique Castro, da Escola de Economia de São Paulo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em entrevista para o Nexo, isso acontece porque essas pessoas, apesar de terem sido afetadas pela pandemia, não dependem de salários e seu poder aquisitivo os permitem realizar investimentos em momentos oportunos.
O mercado de investimento teve uma melhora de março a junho e isso beneficiou os investidores, que acabaram tendo um reajuste favorável em suas fortunas, apesar da situação fora do mundo dos investimentos.
Então é isso, o pobre continua pobre porque não tem acesso as fontes de renda que os levam a prosperar em momentos de dificuldade. E você fica aí se perguntando o porquê da discriminação, isso não é óbvio?
Fonte: Valor Econômico | Nexo
A novidade financeira
Na última quarta-feira foi anunciado o lançamento da nota de R$ 200 pelo Banco Central. A mudança gerou uma grande movimentação nas redes sociais, tanto em questão de memes, pedindo o uso do caramelo vira lata como o animal imprimido na célula, como sobre a hiperinflação e a desvalorização do real em 1980 e 1990.
O lançamento raramente acontece e a última nota a ser lançada foi a de R$ 20, em 2002. O objetivo da criação de uma nova célula é diminuir as transações feitas com dinheiro vivo, economizando com as impressões.
Afinal, se o mercadinho não tem troco para R$ 50, quem dirá terá troco para R$ 200.
Missão para marte
E, para finalizar mais uma semana de isolamento e pandemia, vamos falar sobre um dos assuntos mais queridos da autora deste blog: o espaço sideral!
A Nasa lançou na manhã da última quinta-feira, 30 de julho, o robô Perseverance em direção a Marte. A sonda partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, e deve chegar a Marte em 18 de fevereiro do ano que vem.
O robozinho vai coletar amostras do solo, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta em um futuro próximo.
Nos próximos anos poderemos fazer isolamento social em outros planetas, olha só que evolução.
Fonte: G1
コメント